O que é intolerância a lactose?


Então você foi ao médico e recebeu a notícia de que aquelas dores de cabeça, nauseas e crises de "socorro banheiro!" eram causadas pela intolerância a lactose.

Mas, afinal de contas, o que é a intolerância a lactose?

Hoje estarei explicando mais sobre ela e o motivo do seu corpo rejeitar o leite.


O que é a intolerância a lactose?


Muitos conhecem a intolerância a lactose como "alergia ao leite". Na realidade, é isso mesmo. Mas o que acontece para se ter essa alergia e outras pessoas não?

O nosso corpo possui uma sustância chamada de lactase, uma enzima que fica no intestino e que é a responsável por quebrar a lactose existente no leite e seus derivados e, assim, fazer com ela seja digerida pelo organismo.

O problema é que as pessoas que tem intolerância a lactose, como nós, não possuem essa substância, a lactase, por isso que o corpo delas não consegue quebrar a lactose e o resultado são os problemas da vida de quem consome leite: dores de estômago, dores de cabeça, náuseas, entre outros.

E se você acha é um em um milhão com essa problema. Saiba que de acordo com estudos 75% da população mundial pode ter algum nível de intolerância a lactose.


Como descobrir se tenho intolerância a lactose?


O principal meio de descobrir se você tem intolerância a lactose é ver sua reação ao consumir leite.

Por muito tempo eu vivia com dores de cabeça e dor de estômago (e gostava de tomar muito leite com cereal e granola). Até quando saia de carro eu ficava enjoada e chegava a vomita mesmo (dias infelizes). Mas quando parei de consumir leite (quando a médica descobriu seu essa a causa das minhas queixas) melhorei bastante.

Existem algumas formas de descobrir se você tem essa problema:

- A primeira delas é fazendo o teste com o leite mesmo, consumindo ele e vendo se você sente algum desconforto depois: dor de estômago, vontade de vomitar, dor de cabeça, gases,  sensação de estufamento, etc.;

- A outra forma é através de exames que medem a sua taxa glicêmica em jejum e também faz a administração de lactose líquida, ficando o paciente sobre avaliação. Temos um artigo aqui no blog onde falamos sobre o exame de intolerância a lactose.


Como conviver com esse problema?


Existe ainda a opção do leite sem lactose, no entanto alguns não se dão muito bem com ele mesmo assim. Isso porque, segundo especialistas, há ainda uma outra substância no leite que causa reações alérgicas nas pessoas: betalactoglobulina

Segundo uma matéria da jornalista e especialista em culinária funcional, Juliana Carreiro, no site do Estadão, a betalactoglobulina é uma proteína presente no leite de vaca e inexistente no leite materno, por isso o nosso organismo não a consegue digerir. E, com o tempo, ela pode provocar danos tanto a quem possui a intolerância quanto a pessoas que são saudáveis.

Por isso muitas pessoas desenvolvem uma série de enfermidades como rinite, artrite, problemas de pele, otite, ansiedade, aumento de peso e muitos outros. Já que nosso corpo não possui uma enzima que possa ajudar a digerir essa proteína. E essas reações não são imediatas como a da intolerância a lactose, mas desenvolvem-se com o tempo.

Esse blog surgiu com o intuito de te ajudar a levar uma vida normal e comendo coisas saborosas, mesmo sem o leite em sua vida.

Nos acompanhe e fique por dentro das dicas e receitas para ter uma vida feliz e saudável, mas tudo com Zero Lactose! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, mundo! Conheça o Zero Lactose Brasil